Imagem: Divulgação

Passeio com o cachorro

 

Quem tem cão em casa sabe que é só pegar a coleira e a guia que a festa começa, antes mesmo de qualquer convite formal. Não importa se seu pet é aquele que ama correr ou se é mais sossegadão, todos eles, TODOS, adoram passear, reconhecer os cheiros e fazer amigos.

Assim como no mundo animal, no dos humanos também existem diferentes perfis: aqueles menos preguiçosos, mais dispostos, e outros que adoram um sofá com pipoca. Se você quer o bem do seu pet, precisa conhecer os benefícios do passeio frequente. Além de fazer ele feliz, você ainda arruma uma ótima desculpa para adotar uma vida mais saudável e ativa.

Se sua rotina é sair de manhã e voltar somente no fim do dia, saiba que, para seu cão pode ser difícil ficar o dia todo trancado dentro de casa, sem contato com o mundo lá fora. Por isso, tente encaixar na sua agenda um passeio com seu pet bem cedo, antes de começar o dia, ou à noite. Além de serem os melhores horários para caminhadas, por conta do calor que pode não fazer bem, você controla a ansiedade de seu parceiro.

Outro bom motivo de passear regularmente com seu animal é o fato de que caminhadas ajudam a gastar calorias, principalmente se seu pet faz parte do grupo dos mais sossegados. Afinal, obesidade é um dos males do século para os humanos, mas pode atingir os cães também. Juntos, vocês podem ficar com a saúde em dia! Mas vale lembrar que correr é indicado somente para alguns cães, pois exige maior preparo físico e, se essa for sua intenção, vale consultar o veterinário. Faça o exercício dentro do seu limite e respeite também os limites do seu amigo.

Socializar é outra vantagem de caminhar com seu pet. Quem nunca foi parado para conversar sobre a aparência ou personalidade dele? Quem tem animal em casa acaba sendo mais simpático, mais aberto a este tipo de aproximação e os passeios ficam mais interessantes e divertidos. Em meio a tanta correria não seria bom poder conversar, amigavelmente, sobre um dos seus assuntos preferidos?

Mas antes de sair por aí, vale se preparar e tomar alguns cuidados. É importante checar se a coleira está firme, para seu cão não escapar, ter certeza de que a guia está bem colocada e sempre usar uma medalhinha de identificação (que deve conter seu telefone) no peludinho. Ah, e não se esqueça de levar um saquinho para recolher as necessidades do seu pet (leve mais de um, para não ficar não mão) e um pote de água, caso esteja muito quente ou o passeio for muito demorado.

Outro cuidado essencial é a proteção contra parasitas (pulgas, carrapatos e mosquitos, por exemplo). Ruas, parques e praças e até outros cães podem fazer com que seu animal se infeste e os prejuízos são enormes, passando pela possibilidade de transmissão de doenças e o incômodo do seu cão pela coceira e irritação. Para passear tranquilo, use regularmente produtos adequados, como os Vectra Gatos e Vectra 3D, para cães, da Ceva.

Não deixe de curtir este momento de parceria. Não esqueça de que você é tudo para ele e que, com certeza, se pudesse falar, seu cão não abria mão de uma caminhada divertida e relaxante com seu melhor parceiro e amigo.

 

assina redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE

Blog criado pela jornalista Cris Marques, de Guarulhos/SP, apaixonada por animais, mãe do cãozinho Bilbo e das hamsters Bubbles e Marceline (que viraram estrelinha em 2016), e uma fã incondicional de informação e novidades. Quer descobrir mais sobre o mundo pet?

Então seja bem-vindo!


Saiba +

Apoio

Confira os bastidores do “III Dia do AdoCão”, realizado em São Paulo pela Pedigree:


P&P no Facebook