Fotos: Banco de imagens

Musicoterapia para o pet | Blog Pets e Patas

 

Técnica pode ser útil para relaxar cães e gatos, e auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico dos bichinhos; especialista em comportamento animal explica como isso funciona e dá dicas para os donos carinhosos de pets

 

Você sabia que a música pode ser uma grande aliada para ajudar seu animal de estimação a relaxar, se curar de uma doença, e até mesmo para tratar alguns problemas de comportamento? A musicoterapia utiliza as vibrações calmantes e seus diversos elementos (melodia, som, ritmo e harmonia) para promover mudanças sutis positivas nos pets – especialmente as mentais, sociais e de comportamento.

“A musicoterapia é reconhecidamente um excelente tratamento para animais que sofrem de transtornos psicológicos, e hoje é utilizada criteriosamente para acalmar cães e gatos que passam por dificuldades emocionais. Trata-se de uma técnica interessante para relaxar um animal estressado, e até mesmo para auxiliar no tratamento de distúrbios físicos ou psicológicas dos pets”, explica o especialista em comportamento animal Cleber Santos, que está à frente da equipe da Comport Pet, que nesse mês de outubro, no dia 29, inaugurará seu primeiro Hotel e Creche em São Paulo e, na ocasião, terá demonstrações de musicoterapia animal.

Musicoterapia para o pet | Blog Pets e PatasCleber atua como profissional especializado em comportamento canino e felino desde seus 16 anos, tendo desde então estudado e conquistado mais de 50 certificados de cursos nacionais e internacionais – entre eles o do Curso de Adestramento e Emprego de Cães de Guerra (Ministério da defesa Exercito Brasileiro), Curso de Comportamento Canino (Dante Dog Works) e Curso de Comportamento e Estratégias (EUA Canine Tactical School). Ele também trabalhou no adestramento militar de cães de 2008 a 2013.

Segundo ele, os estímulos sonoros são capazes de produzir efeitos tanto positivos como negativos nos animais, levando a um estado de calma e relaxamento, ou deixando o pet mais estressado. “Por isso, é muito importante prestar atenção ao tipo de estímulo auditivo ao qual seu pet é exposto no dia a dia, já que eles produzem efeitos nos bichinhos”, complementa.

 

Confira os benefícios da musicoterapia para os pets, de acordo com o especialista:

» Bem-estar e relaxamento

O preceito principal da atividade é deixar o animal tranquilo, em um ambiente onde ele se sinta confortável. Os sons de fundo durante as sessões são escolhidos a partir de uma série de estudos que mostram quais notas são mais confortáveis para os cães. De acordo com Santos, diversos estudos sobre comportamento animal comprovam que a exposição frequente à música harmônica tem sobre os animais efeito relaxante, antiestresse, sonífero e tranquilizante. Consulte um especialista para encontrar as melhores músicas para utilizar com seu animalzinho e saber os melhores horários e como aplicar.

» Benefícios físicos

A música atinge diversos órgãos e sistemas dos animais: cérebro, pulmões, aparelho digestivo, sangue e sistema circulatório, pele e mucosas, músculos e sistema imunológico. “Pesquisas científicas comprovam que a musicoterapia promove efeito analgésico, além de manter o equilíbrio do sistema cardiovascular e do metabolismo”, afirma.

» Benefícios comportamentais

Vários estudos indicam que animais domésticos submetidos a sessões de musicoterapia são mais dóceis e alegres do que os demais. Além disso, a técnica tem efeito regulador sobre o sistema psicossomático dos pets. Doenças emocionais como depressão, hiperatividade, agressividade e carência afetiva, podem ter a musicoterapia como complemento do tratamento. “O animal que tenha sofrido maus-tratos ou passado por situação de abandono e posteriormente tenha sido adotado por uma família, pode ser tratado com musicoterapia para ajudar a resolver alguns traumas que possam ter ficado na vida dos cães”, finaliza o profissional.

 

Notas da Cris:

Pesquisando sobre o assunto, achei alguns vídeos do Youtube com músicas para relaxar o pet. Vou tentar com o Bilbo (meu cãozinho e muso do blog), principalmente, porque mandamos tosar ele inteiro e os pelinhos estão pinicando e deixando ele bem irritado! Deixo os links aqui embaixo!

 

A Tamiris Monteiro (colaboradora aqui do blog e parceira na redação que trabalho) recebeu a indicação de um mantra e me passou – logo eu, a pessoa que ouve rock o dia todo no fone! (rs). Além de ter adorado, acabei viciada, tanto que virou o despertador do meu celular e algo que ouço sempre em casa. Vou prestar mais atenção na reação do Bilbo quando isso acontecer, quem sabe ele também curte que nem eu.

 

Links: 4 horas de música para gatos • Canal Relax my dog • Mantra Chant of metta

 

Assina cris

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE

Blog criado pela jornalista Cris Marques, de Guarulhos/SP, apaixonada por animais, mãe do cãozinho Bilbo e das hamsters Bubbles e Marceline (que viraram estrelinha em 2016), e uma fã incondicional de informação e novidades. Quer descobrir mais sobre o mundo pet?

Então seja bem-vindo!


Saiba +

Apoio

Confira os bastidores do “III Dia do AdoCão”, realizado em São Paulo pela Pedigree:


P&P no Facebook